** ROMA



*** ROMA ***
11 a 13 de Julho de 2011

Terça-feira, 11 de Julho de 2011

Chegamos em Roma no final da tarde e fomos direto para o Hotel Forum... É um hotel 4 estrelas, muito bem localizado e a vista da varanda do café da manhã é incrível, porque dá direto nos Fóruns Romanos!!! O hotel em si, apesar de ser de tal categoria, deixou a desejar... me lembrava muito aquela música do Lobão "Decadence avec Elegance"!!! Tudo muito clássico, muito rococó, demais até!!!! E o serviço de recepção pra variar, super antipático!!! Mas tinha um mensageiro no Hotel, um senhorzinho muito simpático, que era brasileiro!!! Uma simpatia!!! Devia dar aulas pro concierge de como atender bem o turista... bom, enfim... esse discurso a gente já conhece... rsrsrsrsr

Eu e o Ste estavamos cansados e aproveitamos para dar uma descansada porque no dia seguinte o Marcelo ia chegar... e eu, claro que na última hora, resolvi ir buscá-lo no aeroporto... Então... aproveitei pra desarrumar as malas, jantamos qualquer coisa ali próximo do hotel mesmo e fomos fazer naninha cedo... afinal eu tinha que "tentar" ficar bonitona pro amore que ia chegar... éeeeehhhh "tentar" entre áspas mesmo, porque com a cara de cansada que eu estava, ia ser difícil dar um jeito naquelas olheiras... rsrsrsrsr... Turista sofre!!!


Quarta-feira, 12 de Julho de 2011

Acordei super cedo pra ir buscar o Marcelo no Aeroporto... nossa, e a ansiedade???? Genteee... Só sentia o coração disparado no peito... rsrsrsr. Bom... pra variar me perdi com a Santa Kátia Flavia... Ninguém merece uma GPeSsa tão perdida assim... Leia na página "Kátia Flávia Gorgonzola" como foi a confusão pra chegar no Aeroporto em tempo de pegar o Marcelo...

Bom, o nosso re-encontro foi lindo... Apesar do Marcelo estar super cansado, pareciamos duas crianças na noite de natal, de tão contente que estavamos... rsrsrsr... Voltamos pro centro de Roma e pra variar nos perdemos... Quando chegamos no hotel ainda deu tempo de tomar um belo café da manhã com a bela vista dos Fórums... Depois demos uma descansada básica e já de tarde saimos pra dar uma volta... O Marcelo queria comprar umas camisas italianas da marca Camicissima e tentamos descobrir na recepção onde era a localização de alguma das lojas... nos mostraram no mapa a loja mais próxima... Eu disse próxima???? Rapaz, o que a gente andou pra achar a tal da loja vocês não tem idéia... Um calor absurdo... Mas enfim, achamos a loja depois de muito caminhar, e o Marcelo comprou feliz as suas camisas... e só no dia seguinte descobrimos que tinha outra loja Camicissima bem perto do hotel!!!! Arghhhh...

Continuando nosso passeio da tarde, voltamos pelo mesmo caminho... até encontrarmos um bar de esquina, que dava pra uma praça com uma bela fonte, como você vê na segunda foto!!! Fomos atendidos por um garçon completamente maluco!!! Sentamos e fomos pedir alguma coisa pra beber... Comecei pedindo uma cerveja pra mim e uma coca pro Ste, em italiano. O Marcelo pediu outra cerveja pra ele, em inglês... Até aí, tudo bem... Quando o garçon voltou com o pedido, ele falou com o Marcelo em espanhol, e comigo em francês!!!! Que que é isso, Juvenal???? Que cara doido!!!! Se ficassemos mais um pouco por lá, ele ia falar em japonês e alemão com a gente!!! rsrsrsr

Voltamos por hotel e depois de um bom banho relaxante, nos arrumamos pra ir jantar na casa da minha prima Mariela... Foi um jantar super gostoso, bem em família, e foi divertido ver o Ste interagindo com os filhos da Mariela. Detalhe que o Ste não sabe falar italiano, então eles conversavam através do Google Tradutor...



O bar do garçon maluco



Ah... umas comprinhas básicas!!!



Quinta-feira, 13 de Julho de 2011

Acordamos, pra variar, bem cedo, porque hoje tinhamos um city-tour duplo pra fazer... A van da agência veio buscar a gente no hotel até o ponto de encontro do ônibus. Durante o percurso, fomos vendo alguns pontos turísticos bem famosos, como as pontes sobre o Rio Tevere, obeliscos, colunas, palácios e monumentos. 

Castel Sant´Angelo

Rio Tevere




Palácio da Justiça
Chiesa Valdense
Palazzo Chigi
Coluna de Marco Aurélio
e Palazzo Chigi

Chiesa Madonna dei Monti



Obelisco de Augusto e
Palazzo Montecitorio
(Camara dos Deputados)
Vaticano


Monumento a Vittorio Emanuele e Piazza Venezia



Arqueoduto


Rua que se divide em duas sob o arqueoduto

Nosso destino principal durante a manhã foi o Vaticano, a Piazza Navona e a Fontana de Trevi. Pessoal, só desse dia eu tenho mais de 250 fotos... então, vou fazer um foto-resumo com as melhores porque dá até pra enjoar de ver tanta foto da mesma coisa... kkkkkkk

O Vaticano é fascinante... a sensação que a gente tem quando entra dentro do Vaticano é de um arrepiante frio no estômago... é tudo simplesmente lindo... Os detalhes arquitetônicos são estupendos... e eu sou fascinada por detalhes arquitetônicos (por isso vocês vão ver muitas fotos deles...rsrsrsr).

O Vaticano ou Cidade do Vaticano é a sede da Igreja Católica e uma cidade-estado soberana encravada em um enclave murado dentro da cidade de Roma. Com aproximadamente 0,44 km² e com uma população de pouco mais de 800 habitantes, é o menor Estado do mundo, tanto por população quanto por área. A maior parte dos funcionários públicos são todos os clérigos católicos de diferentes origens raciais, étnicas e nacionais. É o território soberano da Santa Sé (Sancta Sedes) e o local de residência do Papa.

A Praça São Pedro:
A imensa praça elíptica, uma das maiores do mundo, apresenta um total de 284 majestosas colunas dóricas. No centro da praça, há um obelisco egípcio rodeado por fontes do século XVII. Bernini criou uma entrada triunfal para que os fiéis fossem abraçados pelos “braços maternais da igreja” à medida que se aproximassem. Uma vez dentro da praça, as colunas dóricas se convertem em um cerco para os fiéis e em um palco para procissões e outros eventos sagrados da igreja católica.


A praça do Vaticano é rodeada de prédios da administração e dos Museus do Vaticano, como por exemplo: a Capela Sistina, a Pinacoteca, o Museu Egípcio, o Apartamento Borgia, a Loggia de Rafael, o complexo dos museus Cristão, Profano e Missionário Etnológico, o Museu de Arte Religiosa Moderna, e o Museu Histórico, entre outros.

Também vale a visita aos Jardins do Vaticano que é considerado um lugar de repouso e meditação para o Papa, desde 1279. Os Jardins do Vaticano ocupam quase a metade da área do estado. 

A Basílica:
A Basílica é a maior igreja do mundo com uma área de 23.000 m² e consegue abrigar mais de 60.000 pessoas. A construção da basílica começou em 1506 e terminou em 1626. E diz a tradição que foi construída no mesmo lugar onde São Pedro, um dos apóstolos de Jesus Cristo morreu. O túmulo de São Pedro se encontra sob o altar principal. E muitos outros papas também estão enterrados na basílica, inclusive João Paulo II.

O interior a Basílica é de tirar o fôlego...

O Baldaquino (elemento arquitetônico para resguardar um altar ou trono) é um dos locais mais impressionantes da Basílica de São Pedro. Gian Lorenzo Bernini criou, acima do túmulo de São Pedro, uma obra prima técnica e artística para o Papa Urbano VIII Barberini. Trata-se de um alto baldaquino de bronze dourado, de quase 30 metros de altura, construído de 1624 a 1633. Das quatro bases em mármore, que mostram o escudo de armas do papa, erguem-se quatro colunas torcidas que suportam o peso do baldaquino com um globo e uma cruz. O desenho é exuberante, cheio da energia e movimento próprios ao Barroco, a solução ideal para o imenso espaço aberto no interior pelo domo central.

A Pietá de Michelangelo que está exposta na Basílica de São Pedro é talvez a Pietá mais conhecida e uma das mais famosas esculturas feitas pelo artista. Representa Jesus morto nos braços da Virgem Maria. A fita que atravessa o peito da Virgem Maria traz a assinatura do autor, única que se conhece: MICHAEL ANGELUS. BONAROTUS. FLORENT. FACIEBA(T), ou seja, «Miguel Angelo Buonarotus de Florença fez.» Ela se encontra na primeira capela da alameda do lado direito. Desde que a estátua foi atacada em 1972, está protegida por um vidro a prova de balas. Tem 174 centímetros por 195 centímetros e é feita em mármore.



A Basílica de São Pedro


O Obelisco Egípcio



A Praça de São Pedro e o Obelisco
A janela do Papa










A Guarda Suiça


A Nave Principal

O Baldaquino

O Domo Central













A Pietá






O Túmulo do Papa João XXIII




Os subterrâneos do Vaticano




Trechos da área externa e interna do Vaticano


Quando saímos do Vaticano, paramos com a guia do city-tour em uma loja de lembranças do Vaticano. Segundo ela, era a única loja que vendia objetos legitimamente benzidos pelo Papa... bem, isso segundo ela... rsrsrsr... eu comprei uma medalha para o Ste e um terço para a Dna. Matilde, mãe da Rhe...

Bom, continuamos o passeio pela manhã, indo visitar a Piazza Navona... uma das mais famosas praças de Roma.

É um ambiente urbano extraordinário, com 275 metros de comprimento e 106 de largura, pois a praça em si é uma união de obras de arte, não só pelas esculturas e fontes, mas também pelos edifícios, como por exemplo a Igreja de Santa Inês de Anon.

Existem três fontes no centro da praça. Ao centro, coroada pelo obelisco, está a Fontana dei Quattro Fiumi (Fonte dos Quatro Rios), criada por Gian Lorenzo Bernini. Representa os quatro rios mais importantes em cada continente: Rio da Prata (América), Danúbio (Europa), Nilo (África) e Ganges (Ásia).

A Fontana di Nettuno, do lado direito à Fontana dei Quattro Fiume, foi construída em 1574, com projetos e desenhos de Giacomo Della Porta.

E a Fontana Del Moro, e tem este nome devido à representação de um etíope (mouro) lutando com um golfinho. A obra foi projetada por Bernini em 1576, e esculpida por Giovanni Antonio Mari, em 1654.

Na praça está localizado também o Palazzo Pamphilj, sede da Embaixada Brasileira e da Missão Diplomática do Brasil na Itália.

A praça é um ponto de encontro de artistas e ambulantes que se espalham ao longo de todo o percurso, e que colorem o cenário com suas gravuras retratanto os cenários romanos. Por toda a praça você encontra bares e restaurante, que são referência na gastronomia local.








Fontana dei Quattro Fiumi


Fontana del Moro



Palazzo Pamphilj
Sede da Embaixada Brasileira

Igreja de Santa Inês de Anon
Fontana dei Quattro Fiumi






Depois da Piazza Navona, seguimos a pé em direção à Fontana di Trevi... no caminho passamos pelo Pantheon... 

Localizado bem no centro da cidade, o Pantheon (que significa “todos os deuses”) é um dos mais bem preservados edifícios romanos. Originalmente construído com o intuito de prestar homenagens aos diversos deuses da Era Romana, o Pantheon foi convertido à Igreja Cristã no século 7. A estrutura atual é praticamente a mesma projetada pelo imperador Adriano no remoto ano de 126 a.C. 

A fachada do edifício é um pórtico romano clássico, apoiado por colunas. A diferença do Pantheon é o seu interior. Além do seu formato arredondado, ele possui um buraco circular – o óculo – no meio de sua maior cúpula. A inovação foi planejada e posta em prática pelos próprios romanos antigos. O óculo foi pensado para ser a única fonte de luz, numa elegante dedicatória a Deus. Em nenhum momento a luz toca o chão no interior da construção. A mensagem é que tudo o que nós podemos conhecer de Deus se dá por meios indiretos.







O óculo








O Templo Pagão visto por dentro.

Seguimos a pé até a Fontana de Trevi... Que muvuca!!!!! kkkkkkkkkk

A Fontana di Trevi é a maior fonte barroca de Roma e, provavelmente, a mais famosa do mundo. Projetada por Nicole Salvi e construída em 1735, essa fonte está situada no cruzamento de três ruas e faz parte da história da cidade. Antigamente, era habitual construir uma fonte onde os aquedutos terminavam, como é o caso da Fontana di Trevi, que marca o final do Aqua Virgo, um aqueduto de grande valor simbólico.

Na Fontana di Trevi você também poderá ver a magnífica estátua do deus Netuno, representado sobre um carro em forma de concha puxado por dois cavalos-marinhos, que foi protagonista de várias cenas da história do cinema. Entre essas cenas, a mais famosa é, indubitavelmente, a do filme La Dolce Vita, dirigida pelo cineasta italiano Federico Fellini.

A tradição diz que, se você jogar uma moeda na fonte, voltará a visitar a cidade. Porém, se você for solteiro(a), aqui vai outra dica: a tradição também diz que, se você jogar duas moedas, vai encontrar a sua outra metade da laranja em Roma!

E nessa... dá-lhe moedas!!!! rsrsrsrsr

Ahhhh e só pra constar: as moedas que os turistas jogam na Fontana di Trevi são destinadas à uma entidade beneficente, a Caritas Diocesana, que utiliza estes recursos para financiar obras de caridade... em um ano, a Fontana di Trevi arrecada uma média de 700 mil euros. Porém um dos personagens mais famosos de Roma, conhecido como Dartagnan, há mais de 30 anos vive das moedas que recolhe na fonte, que até serem encaminhadas para a caridade, não são de ninguém... ele portanto, não rouba... e não pode ser preso... mas a polícia de Roma já chegou a apreender com ele cerca de 600 euros em um único dia... faça as contas: quase 18.000 euros ao mês que deixam de ir para a Caritas. Esse Dartagnan... se deu bem!!!














Bom... terminamos o primeiro city-tour, e estavamos ainda na hora do almoço!!! Como tinhamos contratado dois city-tours no mesmo dia, estava incluso o almoço em um tradicional restaurante local.

Fomos até lá na van, junto com outras pessoas que também seguiriam o city-tour no período da tarde... O restaurante era fora do circuito turístico, mas muito bom... Tome nota... Ristorante RomAntica, você encontra o link na página Restaurantes...


Depois do gostoso almoço regado a um refrescante vinho branco gelado... seguimos nossa exploração por Roma... ou deveria dizer aventura? ou talvez penitência???? Genteeee... vocês não tem noção do calor que estava fazendo àquela hora do dia... Enquanto estavamos no Vaticano, agradavelmente refrescante em seu interior, ou na Piazza Navona com uma agradável brisa matinal, ou sentindo os respingos da Fontana de Trevi... estava tudo bem!!!! Mas depois do meio dia, a temperatura começou a subir vertiginosamente... Quando estavamos nos Fóruns Romanos ela estava em 42°... abafado e quente!!! Muito quente!!! Mas enfim, turista sofre... e lá fomos nós rumo aos Fóruns Palatinos, aos Fóruns Romanos e ao Coliseu...

Começamos pelo Fórum Palatino... que foi erguido no monte Palatino, uma das sete colinas de Roma... Segundo a lenda, Roma teve origem exatamente nesta colina, quando Rômulo e Remo foram criados por uma loba e fundaram a cidade em abril de 753 a.C.

As ruínas mais preservadas do Palatino, porém, são de casas mais recentes, da época do império, inclusive a do imperador Augusto, que recusou as mordomias do cargo e preferiu continuar morando lá quando subiu ao poder. Já no vizinho Circo Massimo, capaz de acomodar até 250 mil pessoas, só restou o gramado.

Seguindo o caminho chegamos ao Fórum Romano, um impressionante conjunto de ruínas de templos construídos desde os tempos de Júlio César, no ano 46 a.C. Nesse lugar encontram-se tanto os estabelecimentos comerciais e de negócios como os templos religiosos, a administração pública e, inclusive, a área de prostituição. Antes da construção do fórum, a área do terreno era um grande pântano, posteriormente canalizado por meio da Cloaca Máxima (que em latim significa Grande Esgoto).

Atualmente você pode visitar as ruínas do Fórum Romano e ver vários templos que ainda se mantêm em pé, tais como o de Castor e Pólux, o de Júpiter ou o de Rômulo. Nessas ruínas, você também poderá ver vários arcos, uma basílica, a antiga sede do Senado Romano e a Rostra (Tribuna), de onde os políticos da época proferiam seus discursos para as multidões.

Além disso, a Via Sacra, uma das principais ruas de Roma, cruza o fórum de ponta a ponta. Faça uma viagem no tempo visitando esta grande obra de engenharia da Roma Antiga.

E por fim chegamos, quase mortos, ao Coliseu... O nome Coliseu (Colosseo em italiano) não é o nome original do anfiteatro. Originalmente era chamado Anfiteatro Flavio, em homenagem à família Flavia, que ordenou a sua construção. No término das obras de sua construção, foi celebrada uma festa inaugural que durou 100 dias, durante os quais mais de 2.000 gladiadores perderam a vida. O Coliseu de Roma tinha uma capacidade para 55.000 espectadores.

Seu nome atual se deve a uma estátua de grandes dimensões que foi colocada nas imediações do local, em homenagem a Nero. Era o maior anfiteatro da Roma Antiga. Hoje em dia as masmorras e os túneis que se espalhavam pelo subsolo do terreno podem ser apreciadas pelos visitantes, porque já não existe mais a plataforma de madeira coberta de areia que cobria o local antigamente. O Coliseu foi a obra de arquitetura romana de maior envergadura, tanto é assim que boa parte da edificação permanece em pé até os dias de hoje.



Entrada do Fórum Palatino



Ruínas dos palácios imperiais




Palácios Imperiais








Estádio de Domiziano


Cuidado que a Boca da Verdade vai comer sua mão!!! rsrsrsr

Basílica de Magêncio



Templo de Castor e Pólux
Fórum Romano


A tumba do Tatara-tatara-tatara-avô!!! Vocês sabiam que nós somos descendentes de Júlio César??? kkkkkk


42° na sombra!!!
Eu mato essa mulher!!!


42° na sombra!!! Peraí que eu te ajudo a matar ela, Marcelo!!!
O Fórum Romano

O Templo de Rómulo



Ao fundo, o Templo de Saturno


Arco de Sétimo Severo


O Arco de Tito


O caminho para o Coliseu












As masmorras e os túneis


Exausto!!!


Desidratada!!!

Serial Killer!!! rsrsrsr



O Coliseu!!! Juro que eu fiquei procurando pra ver
se achava o Russell Crowe dando uma de gladiador!!!

À noite fomos jantar com o meu primo Pino e a sua esposa Angela, também vieram o filho deles Luca com a noiva. O restaurante escolhido foi uma incrível surpresa, o AraAnua, que fica em Frascati, cidade vizinha à Roma e famosa por seu vinho branco.

É um restaurante rústico e aconchegante, mas com pratos que fogem à tradicional culinária italiana. Sinceramente, nem tenho palavras que consigam descrever como foram saborosos todos os pratos escolhidos. As entradas misturavam sabores de uma forma impensada, surpreendendo até o mais insoso paladar (nossa, tô parecendo crítica gastronômica... rsrsrsr). E para nosso deleite, meu e do Marcelo, a cerveja era artesanal, feita por eles mesmo e nos deixou prá lá de contentes, tendo em vista que estavamos enjoados da amarga cerveja italiana... arghhhh, coisa ruim!!!


Se você for a Roma, não deixe de ir conhecer este peculiar restaurante!!!! Eu recomendo!!! Os dados de localização você encontra na página Restaurantes... não deixe de ir conhecer!!! Vale a pena!!!

Nesse dia, 13 de julho... era aniversário do Ste!!! E esse jantar pra ele foi uma comemoração especial, porque ele estava comemorando seus 12 anos ao lado de parentes que ele não conhecia e que fizeram a maior festa pra ele... Com direito a um enorme "tiramissú" com velinhas!!! Esse é o lado da família da minha mãe, que não conheciam ainda o Ste... então... imagina só a emoção que foi...

Angela, Pino, Luca e sua noiva, Marcelo, Sol e Ste
Marcelo, Sol, Ste e Angela


Sol, Ste e Angela e o Bolo-Tiramissú!!!

Ou seria: "Tiramigiú"????


Sexta-feira, 14 de Julho de 2011

Acordamos cedinho e fomos tomar nosso último café da manhã tendo os Fóruns Romanos como cenário de fundo... snif snif... apesar do desgastante e cansativo city-tour de ontem, eu adorei Roma e queria ficar mais tempo!!!

Espero que seja verdade aquela história de que quando você joga uma moeda por cima do ombro esquerdo na Fontana di Trevi, você vai voltar à Roma um dia...




Depois do café, fomos fazer algumas compras básicas (mais????).

Na verdade, fomos comprar lembranças para familiares e amigos... uns moletons Made in Italy bem típico de turistas (assumidos, com orgulho!!!) e mais uma mala para o Marcelo (rsrsrsr)...

Voltamos para o hotel e nos preparamos para seguir viagem... E quando fizemos o check-out, quase enfartamos!!! Quando chegamos no Hotel Forum, perguntei quanto era o estacionamento... alias, fica a dica... pergunte sempre no check-in para não ter nenhum susto!!! A recepcionista me disse que o estacionamento era gratuito... achei ótimo, fiquei até surpresa... Porém, quando fechamos a conta, eles cobraram 
 40,00 por dia!!!! Absurdamente acima da média dos outros hotéis, que é na faixa de € 20,00... Enfim... fiquem espertos!!!

Carregamos as malas no carro, programamos a Kátia Flávia... e lá fomos nós com destino à Sorrento... Bye bye Roma!!!



É expressamente proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site,
dos textos e imagens disponíveis sem autorização por escrito.


Nenhum comentário:

Postar um comentário