** POSITANO E AMALFI

*** POSITANO E AMALFI ***
19 de Julho de 2011

Quarta-feira, 19 de Julho de 2011

E lá vamos nós pra mais uma "aventura"... e a palavra de ordem do dia é "escadas"!!!! rsrsrsrs... Calma, já já vocês vão entender...

Acordamos cedo e saímos de Sorrento devidamente trajados com roupas de banhos e acessórios (toalhas, bonés, protetor solar, livros, i-pods e só Deus sabe mais o que...). O destino era Positano, cidadezinha bucólica e famosa localizada há 31 km ao sul de Nápolis... Positano está encravada na montanha, e tem uma rua que desce e uma rua que sobe... e é cheia de ruelas permitidas somente aos pedestres...

Os carros ficam nos estacionamentos... e haja pernas para conhecer a cidade toda... rsrsrsr

Deixamos o carro no primeiro estacionamentos que encontramos... por medo de não achar nenhum outro até chegarmos à praia... catamos as mochilas e começamos a descer... descer... descer... e fomos percebendo que tinha muito mais estacionamento pelo caminho... tinha estacionamento até na praça principal... bem perto da praia!!!! Ahhhhhh... que raiva!!!! Ficamos pensando no carro que estava estacionado lá em cima... rsrsrsrs

Bom, besteira feita, fomos passear um pouco pelo centrinho de Positano e suas ruas encantadoras... cheias de lojas e restaurantes!!! Uma graça...

O Vesúvio visto da estrada

A praia lá embaixo!!!

Chegamos na praia e escolhemos nossas espreguiçadeiras!!!!

Um sol de rachar pedra!!! Mal conseguiamos ficar fora da sombra do guarda-sol!!! Eu fui a única a ir ao mar... geladooooooo... mas super refrescante!! A maioria das praias italianas não tem areia... tem pedregulhos... por isso a gente vai para o mar de havaianas... e deixa elas a beira-mar... ou vai descalço mesmo e esturrica a sola do pé... rsrsrsr... é um tal de ver gente pulando e gemendo... ai, ui, ai... rsrsrsr

Depois de umas horinhas de relax na praia... resolvemos seguir caminho em direção à Amalfi...

Bom... e aí começou nosso drama!!!! Como tudo o que desce... tivemos que subir!!! Se você observar bem nas fotos, vai ver o tamanho da encosta!!! Pois é... o estacionamento onde deixamos o carro ficava lá em cima...

Achamos o caminho de volta... e deparamos com uma sequência de escadas que não terminava nunca!!! rsrsrsr... Lá pelas tantas, o Marcelo já me olhava meio torto e acho que ele estava pensando: "Essa mulher é doida!!! Onde eu fui me meter!!! Eu podia estar num cruzeiro no Caribe sem precisar mexer um músculo... e ela me trouxe pro Reino das Pirambeiras!!!!

Quase no final... ou melhor... quando eu achava que estavamos quase no final... perguntei para uma moradora local se estavamos no caminho certo, e se faltava muito... ahhhhh gente... ela deu risada e me olhou com uma cara de piedade e disse que era melhor eu não saber a resposta!!! rsrsrsrsr

O pior foi ter que engambelar o Ste e o Marcelo e não contar a triste verdade!!!!

As últimas fotos, onde eu estou quase pendurada no corrimão, foram uma brincadeira!!! 30 anos de dança e ginástica me deixaram pelo menos com músculos fortes nas pernas... já os outros dois... hummmmmmmm... sei não... sei não!!! rsrsrsrsr

Eita vidão!!!

Se liga nas escadarias...
Alguém me socorre!!

Coragem Sol, faltam só 700 degraus!!!

Seguimos nosso caminho em direção à Amalfi, mas antes, fomos visitar a Gruta Esmeralda (Grotta Dello Smeraldo)...

Digamos que este foi o pior passeio que a gente fez!!! Pra começar, a entrada da gruta fica bem numa curva perigosa daquela estradinha mais perigosa ainda!!! Mas vá lá... conseguimos achar uma vaga e estacionar o carro sem cometer nenhum acidente com mortos e feridos!!! Ufa!!!

Pra chegar até a gruta, tinhamos que descer em um daqueles já famosos elevadores encravados na rocha!!!

E lá embaixo fomos recepcionados por uns "barqueiros" no melhor estilo "mafioso-pegador de menininhas-malandrão"... que figura!!!

Turistas acomodados no barquinho... lá fomos nós ver as maravilhas da Gruta Esmeralda!!! Pois é... estamos procurando até agora... rsrssr... depois de conhecermos a Gruta Verde de Capri... sinceramente foi uma tremenda desilusão turística!!!!

O que se vê na gruta são alguns reflexos esverdeados no fundo da água... e a mais completa escuridão no resto da gruta... e depois de muito blá-blá-blá do barqueiro mostrando algumas estalagmites e estalactites que simplesmente não significavam nada, chegamos no ponto máximo da visita, que era a apresentação do presépio feito e doado por algum artista local e que ficava no fundo da água... a princípio você não vê nada... olha pra baixo e só vê rochas... ai, o barqueiro com o remo começa a chacoalhar a água e com o reflexo da luz subterrânea eis que surgem as formas de um presépio!!!! Isso com muita imaginação da sua parte, é claro!!!! E aí, o ensandecido barqueiro começa a gritar: "Miracolo!!! Miracolo!!!" (milagre!!!)...

Gente... real... não sei se era pra chorar ou pra cair na gargalhada!!!! Foram os euros mais mal gastos da viagem inteira!!! rsrsrsrs

Fica a dica: não caia nessa!!!

É mais bonito fora!!!
O elevador que leva à gruta.

Então... isso é tudo pessoal!!

Presépio, ou onde está Wally?

Sente o drama da pirambeira...

Chegamos em Amalfi e fomos dar uma olhada na cidade... Espremida entre os rochedos e o mar cor de esmeralda, é tão pequena e quase pacata (se não fossem os milhares de turistas) que é difícil acreditar que há muitos anos atrás foi um dos mais importantes pontos comerciais do Império Romano, concorrendo com Genova, Pisa e Veneza.

Suas ruas estreitas de casinhas em estilo mediterrâneo são interligadas por escadarias que formam um verdadeiro labirinto... e você pode se perder no meio de tantos restaurantes, sorveterias e lojinhas de souvenirs... que chato!!!! rsrsrsr

Amalfi é famosa por sua cerâmica típica que lembra um mosaico em certos casos... Desde os tempos romanos, a cerâmica amalfitana era muito apreciada pelos antigos césares, e até hoje é requisitadíssima pelos turistas, já que muitos trabalhos retratam a paisagem e os costumes locais.

Outra curiosidade é que Amalfi foi a primeira cidade da Europa a introduzir o papel feito à mão, graças à sua relação com os árabes que, por sua vez, importaram os conhecimentos dos chineses.

Amalfi possui uma das mais belas catedrais do sul da Itália... o Duomo di Amalfi... A catedral de Amalfi é um complexo arquitetônico que foi constituído por duas igrejas geminadas e que se comunicam entre si a partir da cripta inferior, do campanário, das escadas e da imponente entrada.

Aproveitamos o clima bucólico da cidade e resolvemos almoçar lá mesmo, em plena praça principal, no restaurante Sant´Andrea...

Se você não gosta de peixes e frutos do mar... pule essa parte!!!! rsrsrsr
Se você gosta como eu... vou te dizer uma coisa: pare tudo!!!! Agora!!!! E pegue um avião direto pra Napolis e um taxi direto pra Amalfi (rsrsrsr)!!! Vá almoçar no Sant´Andrea e refestele-se de comer os melhores mariscos, lulas e vongoles da região!!! Olhe as fotos e babe!!!! rsrsrsr

Fachada do Duomo

Treinamento pra Decatlon... sobe rapaz!!!
Embaixo!!!
E ufa!! Lá em cima!!

Atacar!!!

Os melhores mariscos!!!

Simplesmente divinos!!!

Tim-tim...

É expressamente proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site,
dos textos e imagens disponíveis sem autorização por escrito.