** FIRENZE

*** FIRENZE ***
21 e 22 de Julho de 2011

Sexta-feira, 21 de Julho de 2011

Ehhhh... Foi difícil... Ficamos umas duas horas no aeroporto, junto com o Marcelo, almoçamos alguma coisa por lá mesmo, e enquanto ele ia pro Embarque Internacional, eu e o Ste seguiamos viagem para Firenze...

Eu não era naquele momento a pessoa mais animada... rsrsrsr... nem mesmo com as palhaçadas que o Ste fazia pra tentar me distrair... Mas enfim... tinhamos mais 10 dias de viagem, o jeito era aproveitar e deixar a saudades em "stand by"... sempre tinhamos o Skype pra manter contato até a minha volta pro Brasil...

Meu muxoxo não durou muito... logo na saída de Roma, parei pra abastecer o carro e quase fui engambelada pelo atendente do posto... pedi pra completar o tanque, e se eu não ficasse esperta, o malandrão teria embolsado uns € 30,00!!!!

Caramba, esses europeus acham que brasileiro é tudo bobo!!! rsrsrsrsr... Tadinhos... Como diria o sábio Chaves: "Não contavam com a minha astúcia!" Continuamos nosso caminho, e eu fui esbravejando contra o atendente do posto durante uma meia hora... imagina, que absurdo... sou loira mas sou exxxxperta, meu chapa!!! rsrsrsr

E quase na metade do caminho, pimba!!! Um acidente na estrada... ficamos parados por 2 horas... literalmente parados!!! Ainda bem que já era mais pro final da tarde e o calor já não era tão intenso...

O único episódio desagradável da minha viagem, aconteceu quando chegamos no Hotel Lucchesi... Quando fechei o pacote da viagem na agência, eu fiz todos os pagamentos antecipados... desde março... então, considerei que a minha reserva era garantida, não importando a hora em que eu chegasse... Originalmente era para eu ter dado entrada no hotel no dia anterior, mas com a vinda do Marcelo pra Itália, remanejei os dias em Firenze e ao invés de chegar no dia 20 como era previsto, cheguei no dia 21... quase à noite, por causa do acidente na rodovia...

Para minha surpresa, a operadora de turismo italiana concedeu "no show" para o Hotel, que cancelou a minha reserva, já paga até o dia 22... Sendo que a pessoa responsável pelas minhas reservas nem sequer tentou entrar em contato comigo, e me transferiu para o Novotel, do outro lado da cidade, numa zona distante do centro histórico... para o caso em que eu aparecesse...

Já viu a confusão, né? Eu planejei e paguei para ficar ao lado do Ponte Vecchio, assim poderia chegar de carro e ficar bem próxima do centro... E paguei até o dia seguinte, ou seja, o quarto era meu até lá... e os caras me transferem pro outro lado do mundo... na na ni na não!!!

O concierge do Hotel Lucchesi foi super legal... Ele mesmo providenciou uma reserva pra mim no hotel ao lado do hotel... Tá certo... não era tão legal como o Lucchesi, era um hotel simples de 3 estrelas... mas era razoavelmente bom, e do lado da Ponte Vecchio, que era meu objetivo desde o ínicio...

Ele mesmo se ofereceu para deixar meu carro no estacionamento do Lucchesi, sem cobrar nada... ofereceu um cafezinho pra mim e uma coca-cola pro Ste, fez todas as ligações necessárias para a operadora, me orientou como eu deveria fazer para ser ressarcida da diária extra no Privilege e como fazer para cancelar a reserva no Novotel... e até me acompanhou com as malas ao Hotel Privilége... Realmente, apesar de não ter me hospedado no Lucchesi, fiquei impressionada com o profissionalismo deles e se um dia voltar a Firenze, é lá mesmo que eu vou me hospedar...

Depois de devidamente instalados no Hotel Privilége, resolvemos sair rapidinho para dar uma volta pela cidade e para que o Ste pudesse conhecer alguns dos principais pontos turísticos de Firenze... já era final de tarde, quase noite e no dia seguinte já iriamos partir para Santa Margherita Ligure... eu já conhecia a cidade, então... fomos direto ver o Ponte Vecchio, que estava lindo, com os efeitos da iluminação sutil do entardecer... nas fotos não dá pra ver como estava bonito... mas os tênues raios de sol atravessavam as nuvens e formavam um halo etéreo... lindo demais!!!

Firenze, ou Florença em português, tem uma beleza clássica... quase estonteante... e suas principais atrações turísticas a fazem famosa por todo o mundo. O centro antigo de Firenze é um exemplo concentrado da arte do Renascimento. Passear em Florença é mais ou menos como percorrer um museu ao ar livre, com uma obra prima em cada esquina. Ficamos pouco tempo e não deu pra ver muita coisa, mas a verdade é que Firenze é uma cidade para adultos e apreciadores da arte e cultura... Digamos que esse não é o perfil do Ste... Então, a narrativa abaixo vai ser baseada no meu conhecimento anterior de Firenze, quando fiquei vários dias na cidade e pude apreciar tudo... vou deixar as dicas do que é mais legal de se conhecer... e o resumo histórico foi feito com a ajuda de alguns sites muito bons na net, os links estão no final da página.

Depois do passeio vapt-vupt, aproveitamos para jantar numa lanchonete que encontramos no caminho de volta... infelizmente não tive a oportunidade nem o tempo necessário para levar o Ste para experimentar um pouco da tradicional culinária florentina... Hoje foi aquele dia das férias que você está muito cansado e que só quer um bom banho refrescante e ir dormir cedo... rsrsrsr... Além do que, isso me dá um motivo para voltar a Firenze um dia... rsrsrsr

O Ponte Vecchio

Um lindo entardecer
Tristinha... snif, snif...

Fazendo palhaçada pra animar a mãe... rsrsrsr

O Campanile di Giotto

A fachada do Duomo

Palazzo Vecchio

Piazza Della Signoria

Olha o enquadramento!!!!

Mais palhaçadas!!!

Ponte Vecchio, o Rio Arno e os passeios nas redondezas:
Um passeio ao longo do Rio Arno é fundamental!!!! O rio corta a cidade e é repleto de pontes... a mais famosa delas é a Ponte Vecchio, que foi a primeira ponte medieval construída sobre o rio e a única deste período ainda em existência na cidade, sendo considerada o cartão postal de Firenze. Assim como na época da sua construção, a ponte ainda tem apartamentos e estabelecimentos comerciais, que são em sua maioria joalherias e lojas de souvenirs. Aproveite e faça um passeio pelas margens do Rio Arno, bem no final da tarde quando o sol estiver se pondo... suas fotos ficarão maravilhosas!!!

Se tiver tempo suficiente, não deixe de conhecer o Jardim de Boboli, um parque imenso bem no meio de Firenze, próximo da Ponte Vecchio. O parque tem jardins e fontes belíssimos, além da maravilhosa vista de Firenze que se pode ter do alto do Forte Belvedere, que fica lá dentro. O parque faz parte do complexo do Palazzo Pitti, que abrigou a poderosa família Medici. No palácio funciona um museu, onde é possível visitar galerias contendo artigos pessoais e jóias da família, além dos apartamentos privativos que eram ocupados pela família. O Jardim de Boboli foi criado para Eleonora di Toledo, esposa do Duque da Toscana, e é repleto de fontes e estátuas.

Giardini di Boboli

Se você vai ficar alguns dias em Firenze, não deixe de ir a lugar especial de onde se tem a melhor vista ou onde se podem encontrar os melhores restaurantes, o Piazzale Michelangelo, uma praça localizada nas colinas da área conhecida como Oltrarno, que significa do outro lado do Rio Arno. A subida até a praça pode ser um pouco cansativa, mas a vista que se tem lá de cima é impagável. Durante o percurso você verá partes da cidade que não são geralmente visitadas por turistas, mas que são tão charmosas quanto o centro da cidade, e do topo verá a cidade inteira, com o Duomo e o rio Arno dominando a paisagem.

A vista do Piazzale Michelangelo

O Piazzale Michelangelo

As Igrejas:
Pode-se dizer que fazem parte do mesmo complexo arquitetônico, consideradas como símbolos da cidade: o Duomo, ou Catedral de Santa Maria Del Fiore, e sua fantástica cúpula, criações do genial arquiteto Brunelleschi, o Campanile di Giotto e o Battistero, esculpido por Lorenzo Ghiberti. O Duomo é um dos mais famosos pontos turísticos de Firenze, com vários séculos de existência, já que a construção começou em 1296. A igreja é toda revestida com mármore verde, rosa e branco, e levou quase dois séculos para ser construída, e é a quarta maior catedral do mundo em tamanho. Em seu interior estão obras primas de grandes gênios da arte renascentista, como Zuccari, Donatello, Uccello e Ghiberti. A cúpula do Duomo foi por muito tempo a maior do mundo... é possível subir até o topo da estrutura e poder observar de perto os espetaculares afrescos do Duomo, pintados há mais de 500 anos. No exterior da cúpula, há um terraço que oferece uma espetacular vista de Firenze e seus arredores. Porém prepare-se... a subida é de mais de 500 degraus e no auge das férias, fica complicado enfrentar o grande número de turistas subindo e descendo...

Duomo

Se você for maníaca por escadarias e torres como eu, não deixe de subir no Campanile de Giotto, a torre que abriga o imenso sino da catedral... mas prepare-se porque é de trucidar qualquer músculo!!! Haja pernas!!! Eu subi na cúpula e no Campanile, quando vim para Firenze em 1997 e olha que eu estava muito bem condicionada fisicamente... foi punk!!!! rsrsrsr Mas vale a pena, porque a vista é estonteante...

E terminando, a última construção que faz parte do complexo do Duomo é o Battistero, que é o prédio mais antigo da praça e que foi edificado séculos antes da igreja, em formato octagonal, representando o oitavo dia, o dia da vinda gloriosa de Cristo. No século XI foi embelezado com aplicações em mármore e recebeu uma fantástica sequência de obras de arte e também a famosa "Porta do Paraíso", feita em bronze entre 1424 e 1452 por Lorenzo Ghiberti, discípulo de Michelangelo, retratando cenas bíblicas em relevo e é considerado um dos mais belos trabalhos de arte do período renascentista. No interior existe um mosaico do século XIII mostrando cenas do inferno. A função do batistério era curiosa: como os pagãos não podiam entrar nas igrejas, nem para serem batizados, eles precisavam de outro local e para essa finalidade foi construído o Batistério.

Campanile do Giotto

O Battistero

Outras igrejas importantes de Firenze são: A Igreja de San Lorenzo que foge à regra, já que a sua fachada nunca foi terminada e, por isso o seu exterior não faz justiça aos tesouros encontrados lá dentro. Prepare-se para ser surpreendido por belas estátuas de mármore, afrescos, pinturas e o lindo teto da igreja, que é suportado por colunas romanescas que formam arcos por toda a extensão da nave; a Igreja de Todos os Santos, com afrescos de Botticeli e Ghirlandaio; a Igreja de Santa Maria Novella, onde está a Trindade de Masaccio e a Igreja do Espírito Santo, uma das últimas obras de Brunelleschi.

Os Museus:
Não perca o Museo Dell´Accademia, fundado em 1784 por Leopoldo de Lorena e onde está exposto a estátua de David de Michelangelo. Há alguns anos, uma pessoa com problemas psicológicos danificou a estátua com um martelo, mas felizmente foi feito um excelente trabalho de restauração para recuperar a estátua em sua forma perfeita.

O David de Michelangelo

Há também o Museo Casa Di Dante, na via Dante Alighieri, onde pode-se conhecer um pouco da vida e obra de Dante e sua relação com a cidade.

Também é imperdível uma visita à Galleria Degli Uffizzi, um palácio que abriga um dos mais famosos museus do mundo. É dividida em cerca de cinquenta salas ou ambientes, nomeadas geralmente pelo artista mais importante exposto. Temos salas dedicadas aos maiores artistas do Renascimento, como Leonardo da Vinci e Rafael Sanzio, salas com arte clássica da Roma Antiga, uma grande coleção de quadros de Botticelli e suas obras mais famosas, Primavera e o Nascimento de Vênus e também obras dos maiores artistas do mundo como Michelangelo, Tiziano, Durer e Rubens.

Galleria degli Uffizi

O Nascimento de Vênus - Sandro Botticelli

As praças:
A Piazza Della Signoria é a praça mais famosa e mais bela da cidade e abriga uma bela coleção de estátuas e edifícios, como o Palazzo Vecchio, que abriga um museu e a prefeitura de Firenze, além de ter sido no passado a residência da Família Medici, dinastia responsável pela ascenção de Firenze ao status de cidade mais importante da Itália, na época. O Palazzo Vecchio tem duas estátuas imensas no seu exterior, e a Loggia dei Lanzi, ao lado, uma galeria semi-aberta com esculturas em mármore, algumas delas de renome mundial, como o “Rápto das Sabinas”, de Giambologna e “Perseu com a cabeça da Medusa”, de Cellini. A última é bastante simbólica, e representa o triunfo do bem sobre o mal, a vitória da dinastia Medici em Florença, depois do seu exílio.

Piazza della Signoria com o Palazzo Vecchio à esquerda e a Loggia dei Lanzi à direita

Uma outra atração que não pode deixar de ser conferida na praça é a Fonte de Netuno, que tem uma linda estátua do deus dos mares no seu centro. A praça oferece paisagens deslumbrantes tanto de dia quanto à noite, e não há nada melhor do que sentar em um dos seus cafés, ou até mesmo nas escadarias da Loggia dei Lanzi, para ver o movimento de pessoas e apreciar a arquitetura fenomenal do lugar.

Fonte di Netuno

Como eu odeio quando copiam os meus textos, deixo aqui registrado que os textos sobre os pontos turísticos acima foram adaptados dos sites:
- http://www.imagensviagens.com/firenze.htm (Roteiros pelo mundo inteiro... não deixe de conhecer!!!)

Sábado, 22 de Julho de 2011

Depois de uma noite muito bem dormida e já recuperados da longa e desgastante viagem de Roma até Firenze, tomamos nosso café e fomos resgatar o carro lá no Hotel Lucchesi...

Nos despedimos de Firenze, chateados por não termos conseguido ver tudo o que eu tinha planejado, mas ao mesmo tempo ansiosos por irmos conhecer as Cinque Terre, uma parte da Itália que eu ainda não conhecia e que pelo que tinha visto em fotos na internet, é de uma beleza natural estonteante... de tirar o fôlego...

Eu particularmente espero poder voltar em uma próxima viagem, porque é sempre uma cidade dos sonhos...

Assim sendo, "Arrivederci Firenze!!!"

É expressamente proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site,
dos textos e imagens disponíveis sem autorização por escrito.